Livrólatra é uma pessoa que adora livros. Pessoas que adoram games são considerados gamers, enquanto pessoas que adoram cinema são chamados de cinéfilos.

Com livros um dos termos que podemos utilizar para pessoas que realmente adoram o ato de ler e leem bastante é livrólatra.

A palavra é a união de “livro” com o sufixo “latra”, este sufixo tem origem grega e exprime ideia de adoração ou de pessoa que adora algo. Utilizamos bastante esse sufixo para se referir a pessoas que adoram beber bebidas alcoólicas, apesar de ser algo pejorativo neste caso. Mas também usamos para quem ama chocolates sem ser algo pejorativo, como chocólatra. A vogal que precede o “latra” ganha um acento agudo, mesmo que a palavra original e que recebe o sufixo não o tenha. É o caso de “chocolate” e “chocólatra”, assim como “livro” e livrólatra.

Espero ter ajudado com o significado e, como livrólatra assumido, gosto deste termo, mas ele não é o único que podemos utilizar para quem ama ler livros. Outro termo seria “bibliófilo”, que nos lembra “cinéfilo”. Em “bibliófilo” temos “biblio” que significa livro e o sufixo “filo” que tem origem grega na palavra “philia” que significa amor.

Com isso temos “livrólatra” que significa adorador de livros e “bibliófilo” que significa amante de livros ou aquele que ama livros. De forma popular, ambos podem ser usados para pessoas que gostam bastante de ler livros. Alguém que lê apenas de vez em quando seria denominado apenas como “leitor”.