Um fato espetacular sobre livros é que eles podem ser utilizados como terapia. Este método terapêutico é conhecido como biblioterapia. O conceito da biblioterapia é a prescrição de livros com função terapêutica.

A prática biblioterapêutica é antiga, datando da época antes de Cristo, mas se tornou mais comum após o século 19. Ela admite a possibilidade de terapia por meio de leitura de obras específicas indicadas por um médico, terapeuta ou bibliotecário com formação terapêutica.

A indicação profissional é importante para um tratamento efetivo do mal que aflige um paciente, seja este mal físico ou psicológico. A leitura complementa o tratamento clínico para resultados mais rápidos.

Mas é bom destacar que qualquer pessoa pode ter o efeito da biblioterapia em sua vida com a escolha de livros de auto-ajuda, psicológicos ou até mesmo de romances específicos. Quando uma pessoa é afligida por ansiedade, por exemplo, e lê um livro sobre o assunto ela acaba conhecendo mais detalhes sobre o problema e como enfrenta-lo.

Reiteramos que a biblioterapia como terapia efetiva para qualquer pessoa que sinta necessidade de ajuda para um problema deve ser indicada por profissionais. Ou seja, as pessoas devem em primeiro lugar procurar uma ajuda profissional de seu médico de confiança, psicólogo ou psicoterapeuta.

Porém, qualquer pessoa a qualquer momento pode utilizar a leitura para aprender mais sobre problemas que às afligem e utilizar isto de forma positiva em sua vida para ajuda-las a vencer as batalhas do dia-a-dia.

Muitos autores consagrados como Dale Carnegie ou o brasileiro Augusto Cury tratam de temas como ansiedade, estresse, depressão, entre tantos outros males que afligem as pessoas atualmente. A leitura de livros destes e outros autores podem ajudar o leitor a enfrentar um período difícil de sua vida.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Biblioterapia Clínica pretende formar profissionais específicos para que possam exercer a função e também busca desenvolver pesquisas e ações voltadas para este tema, agregando conceitos das áreas médicas e educacionais.

Livros são grandes amigos e também grandes professores, nos ensinam matemática, psicologia, entre tantos outros assuntos. Portanto, não é inesperado que nos ajudem a manter uma boa saúde física e mental, pois o conhecimento é essencial para este fim. Se você perceber que precisa de uma ajuda mais profissional, pois seus problemas estão atrapalhando sua vida pessoal e profissional, procure um bom profissional, mas não deixe de incluir uma leitura saudável sobre temas que o afligem no seu dia-a-dia.