Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Old Brek

Novo fóssil descoberto no Brasil homenageia O Senhor dos Anéis

Recommended Posts

Uma descoberta recente de um fóssil de réptil que viveu na Terra antes dos dinossauros, há cerca de 250 milhões de anos, foi batizado com um dos nomes de Aragorn, personagem que faz parte da saga O Senhor dos Anéis, escrita pelo britânico J.R.R. Tolkien. O nome foi dado ao réptil por conta de suas longas pernas.

A nova espécie, chamada Elessaurus gondwanoccidens, foi descoberta entre depósitos rochosos não muito longe da fronteira com a Argentina. Elessar é nome élfico do personagem de Tolkien, interpretado no cinema por Viggo Mortensen. Aragorn também era conhecido pelo apelido de Passolargo (Strider em inglês), justamente por conta de suas pernas compridas.

Viggo Mortensen dá conselho para ator que interpretará jovem ...

Segundo as informações sobre o fóssil, ele provavelmente teve um estilo de vida sobretudo terrestre durante o período Triássico, entre 252 milhões e 201 milhões de anos atrás. O réptil também pode ser considerado como um primo próximo do misterioso tanystropheus, conhecido por seu pescoço de cerca de 3 metros de comprimento.  

Ainda de acordo com as informações divulgadas pelos pesquisadores, a presença de elessauros (que apesar do nome, não são dinossauros, mas, sim, répteis) em depósitos continentais do início do Triássico na América do Sul sugere que as origens desse grupo remontam aos continentes do Sul. Muito provavelmente seus ancestrais podem ter vivido por aqui antes que espécies posteriores se adaptassem à vida aquática.

Esse novo fóssil foi descoberto em rochas da Formação Sanga do Cabral, no Rio Grande do Sul, e será extremamente útil para se descobrir um pouco mais sobre os antepassados dos dinossauros. 

(Márcio L. Castro/Divulgação)

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/114083-novo-fossil-descoberto-no-brasil-homenageia-o-senhor-dos-aneis.htm

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal!

Só não gosto de ter por perto...

Aqui já tem lagartos demais,calangos. ..

Ontem um entrou no meu quarto e a minha gata  Kisha não estava em casa pra pegar...tsc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...