Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Maressa Kristorm

Aquecimento Global e Camada de Ozônio lenda ou realidade?

Recommended Posts

Tenho visto alguns debates em que cientistas começam a se contradizer em relação ao aquecimento global por ações antrópicas (realizadas por humanos modificando a natureza) e ainda outros que negam a existência da Camada de Ozônio. 

Eles dizem que a terra passa por ações cíclicas que se repetem tipo de 70 em 70 anos, então quem já viveu um ciclo desse de aquecimento na infância não se lembrará dele aos 80 anos. 

Também que as calotas polares derretem e congelam de tempos em tempos...

Tem alguns vídeos sobre o assunto porém só consegui  adicionar um dos vídeos ,mas dele pode-se encontrar outros

Gostaria de ouvir a opinião de vocês. 

Esse vídeo foi tema de debate na escola e muito debate diga-se de passagem...rs

Bjim 

 

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diga aos alunos: Existem 2 tipos de informação no mundo e todos nós precisamos todos os dias lembrar qual devidamente absorver em nossas vidas: A informação que lhe é entregue por telefone sem fio, que cita fontes que não dá para achar e nomes que não da para questionar OU informação plausível e devidamente explicada com embaçamento de fontes que podem sim serem questionadas para assim evoluir para o bem constantemente.

1) Não existe um buraco na camada de ozônio porque nunca existiu uma camada de ozônio para se ter buraco. O que existe é ozônio em diversos níveis que "tendem" a se aglomerar. Os níveis mais altos de ozônio na atmosfera estão na estratosfera, uma região da atmosfera global inteira, essa é a região também apelidada como "camada de ozônio" entre 10 km e 50 km acima da superfície. No entanto, mesmo nessa "camada", as concentrações de ozônio são de apenas duas a oito partes por milhão; portanto, a maior parte do oxigênio existente no dioxigênio O2 é de cerca de 210.000 partes por milhão em volume; desse modo toda essa área possui naturalmente ozônio em níveis diferenciados e constantemente em mudança devido a uma porrada de fatores externos que vão desde a altitude e pressão até eventos solares e lunares. Então contrariando a errada crença popular: Não existe lindamente uma camada furada ou perfeitamente balanceada de nada e não seria agora com ozônio. Por volta do mundo inteiro existem regiões com mais e menos ozônio, regiões de novas concentrações e de menos concentrações e também que sofrem pela falta de ozonio, mas também que sofrem pela presença dele, pois ao contrário do que muita gente acha ozonio não é algo divinamente bom. Nada existe divinamente bom ou divinamente equilibrado. Por exemplo: É comum pensar que cidades teriam quase 0 presença de ozônio, enquanto no deserto do polo sul teria uma concentração absurda... quando na verdade a resposta é exatamente contrária a isso.

2) O problema surgiu desgraçadamente por volta do século 20 quando descobriu-se: graças ao americano Frank Sherwood Rowland, que era professor da Universidade da Califórnia, em Irvine, 84 anos e sofria de mal de Parkinson. Rowland ganhou o prêmio Nobel de Química em 1995 em parceria com Mario Molina e Paul Crutzen por seus estudos sobre a camada de ozônio que a quantidade de ozônio na estratosfera estava em declínio, principalmente devido ao aumento das concentrações de clorofluorcarbonetos (produtos químicos manufaturados como cloro de pscina, especialmente refrigerantes, solventes, propulsores e agentes de sopro de espuma, desodorantes e etc.) e também devido ao mal uso na base de criação de outros diversos em fábricas gerais de matérias diversos que até certo ponto e até hoje existem principalmente na asia. - o que Parkinson descobriu é um fato. O problema que ele não descobriu apenas isso e muito menos toda a gama de colegas e outros pesquisadores tanto a favor ou contra, pois o problema real foi como a noticia foi entregue para a sociedade pela mídia (como sempre) desde então existe o debate, o panico e todo aquele culto de que tudo vai morrer, o mundo vai acabar e não existe volta para isso, pois bem, nesse mesmo período iniciou-se então um movimento quase religioso para se preocupar com o buraco em relação ao mal que o homem estava provocando e que iria matar todos, uma verdadeira caçada brutal contra diversos produtos e usuários indo completamente contra qualquer lógica possível (porque se a pessoa usa desodorante depois do banho a química do desodorante vai pra pele e será absorvida enquanto o restante iria para algo próximo e seria tratada ali, como água indo pro ralo, uma toalha, roupas e etc ao invés de magicamente se teleportar para fora da casa e magicamente seguir até o ozônio na atmosfera sem sofrer nenhuma alteração. e foi um verdadeiro pânico da vida de muita gente, mas que sou obrigado a concordar que teve seu lado positivo como  por exemplo ser proibido usar cloro nas piscinas (apesar de que no Brasil ainda se usa) e usar cloro no encanamento de águas até a residencia de uma pessoa (apesar de que no Brasil ainda se usa). Existem outros fatores, mas só nesses dois e de modo simples ajudou muito a reduzir diversos problemas que as pessoas tinham, além de proporcionar a pesquisa e execução de tratamentos de água que fornecem hoje uma qualidade muito superior.

--------------------------------

Sobre aquecimento global eu sinceramente MESMO não consigo discutir isso porque eu me acabo de rir, mas saiba que já neste ano já existem mais de 5 modos simples, baratos e completamente eficazes de se resolver o problema de CO2 (inclusive recentemente já se criou mais 2: https://www.nature.com/articles/s41467-019-12414-z)- o problema é que a midia não fala porcaria nenhuma sobre isso porque o que vende mesmo é noticia de que o mundo ta acabando, que uma jovem virou puta, sobre morte e que não existem mais gênios como no passado  Quando TODO SANTO DIA tem noticias maravilhosas para o mundo, TODO SANTO DIA tem grandes conquistas para mulheres e homens que estão fazendo historia na humanidade e TODO SANTO DIA tem noticias sobre vida e TODO SANTO DIA se tem novas noticias sobre genialidades.

Obrigado pela atenção e lembre-se que se todo mundo por perto ta tendo um dia chuvoso e triste, então dane-se! Porque você pode ter seu dia chuvoso e alegre, basta querer.

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre pesquiso sobre qualquer dúvida e falo para procurarem mais informações sobre os temas abordados nos livros ,além dos sites citados no fim de cada capítulo.Mas essa informação não foi em uma de minhas aulas, mas na aula de Ciências ,então fui pesquisar para me informar mais.

Achei muito interessante tudo o que você escreveu com muita propriedade e vou continuar pesquisando sobre esse assunto. 

Aviso constantemente...sobre:

"Diga aos alunos: Existem 2 tipos de informação no mundo e todos nós precisamos todos os dias lembrar qual devidamente absorver em nossas vidas: A informação que lhe é entregue por telefone sem fio, que cita fontes que não dá para achar e nomes que não da para questionar OU informação plausível e devidamente explicada com embaçamento de fontes que podem sim serem questionadas para assim evoluir para o bem constantemente."

Obs Estamos pesquisando sobre o derramamento do óleo no nordeste...

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O bom é duvidar sempre. É a essência da ciência. Duvidar, pesquisar, etc. Se for focar apenas na mídia, ainda mais a TV aberta, você acaba desinformado.

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...