Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Old Brek

Clube do Livro da BG!

Recommended Posts

Depois de ler sobre a iniciativa do fundador do Facebook em iniciar um clube da leitura, me perguntei se seria interessante fazermos isso na BG também. O que me dizem?

Quem aqui gosta de ler para fazermos um clube da leitura?

Poderíamos escolher apenas um livro por mês para dar tempo a todos de lerem, dependendo o tamanho do livro poderíamos ter mais tempo também. Só não valeria indicar um livro que já leu (total ou parcialmente), pois a ideia é todos começarem do zero juntos na leitura.

E então, acham uma ideia interessante a fazermos aqui na BG?

book_of_imagination_by_t1na-d7mlgj9.jpg

Editado por Brek

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A ideia é boa sim.

Mas leitura é algo tão pessoal.

Será que chegaríamos a um consenso?

Existem muitos tipos de livros: literatura, poesia, didáticos (que ensinam algo, manuais), língua estrangeira, ciência, filsofia, politica, psicologia.

Poderia se escolher um tema, então, sugerir livros que se enquadrem e uma votação.

O que acham?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia é boa sim.

Mas leitura é algo tão pessoal.

Será que chegaríamos a um consenso?

Existem muitos tipos de livros: literatura, poesia, didáticos (que ensinam algo, manuais), língua estrangeira, ciência, filsofia, politica, psicologia.

Poderia se escolher um tema, então, sugerir livros que se enquadrem e uma votação.

O que acham?

Eu preferia que ficassemos apenas com literatura estrangeira e nacional. Ou seja, romances. Livros de auto-ajuda é que são mais pessoas e tratam de um tema específico para aquilo que a pessoa quer. Política e ciência muita gente não gosta de ler. Já romance quase todos lêem, já que é qualquer livro com uma história boa e não necessariamente um livro romântico.  :P

O Senhor dos Anéis é um romance, por exemplo. Mas temos que trabalhar com indicações que os participantes do grupo gostem, mas antes temos que montar o grupo. E podemos também limitar para livros pequenos, assim não atrapalham outras leituras e fica mais fácil de cumprir o prazo.

Imagine se eu indicasse Musashi, por exemplo, a história tem dois volumes com umas 900 páginas cada. Não dá...

Mas se curtiu a ideia já pode ser a segunda integrante. Eu e você por enquanto, depois pensamos mais sobre quais livros seriam.

A ideia é boa, o ruim é que eu sou preguiçoso demais para me comprometer!

Ler é bom Mega. Qualquer coisa podemos aumentar o prazo, pois é mais interessante ter mais amigos conversando sobre o livro do que quantos livros por ano vamos ler no grupo. Poderia pular para 2 meses por livro, por exemplo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Minhas leituras habituais tendem mais ao didático e informativo.

Por exemplo, estou lendo agora Xadrez para Iniciantes de Bob Wade. Atualmente, xadrez tem sido um dos meus hobbies.

Estou lendo Porque Te Amo Não Nascerás de Julio Cabrera (filosofia):

http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15274/1/LIVRO_PorqueTeAmo.pdf

No passado, eu lia bastante poesia.

Os últimos livros que li são de filosofia.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Minhas leituras habituais tendem mais ao didático e informativo.

Por exemplo, estou lendo agora Xadrez para Iniciantes de Bob Wade. Atualmente, xadrez tem sido um dos meus hobbies.

Estou lendo Porque Te Amo Não Nascerás de Julio Cabrera (filosofia):

http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15274/1/LIVRO_PorqueTeAmo.pdf

No passado, eu lia bastante poesia.

Os últimos livros que li são de filosofia.

Didático como o do Xadrez fica difícil para o clube, pois no exemplo que citou que está lendo só quem gosta ou quer aprender a jogar teria interesse.

Filosofia já é algo mais abrangente, então é interessante também. Ms você não lê romances também?

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos começar a indicar e depois fazemos uma eleição dos indicados para decidir. Também sugiro um limite máximo de 400 páginas por livro eleito, pelo menos nas primeiras levas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho ainda melhor se for até 300 páginas, mas não tenho problema com livros de 400 páginas. 

Mas queria mesmo ver mais pessoas aqui... Será que Maressa ou Góris também não entrariam?

Shadow, Paladino e Sensui não vejo comentando muito sobre livros, mas será que não teriam interesse de ler mais este ano?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ok ,achei legal o Clube... aqui tenho um Clube do Gibi...mas para "Lavagem de Gibis"...já explico:

- Compro, leio e pra sumir com o flagrante ,ops com o Gibi ,inventei o Clube...(Que o meu esposo nunca leia isso...)

O contemplado só precisa cuidar bem do Gibi e passar adiante...no final de voltar a mim dependendo do estado eu faço doação para uma feira de gibis.

Seria legal tb se fossem audiolivros quem não tiver tempo para ler poderia baixar em áudio e ouvir...

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/12/11/987973/10-sites-baixar-audiolivros-gratuitos.html

Pode começar pelo mês de fevereiro ,vamos aos títulos!

Compartilhar este post

Link para o post

Já somos 4 então. Vou linkar este tópico no "Acontecendo" para ver se vem mais alguém que não viu o tópico ainda.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Desde adolescente via trechos de "2001: Uma odisséia no espaço" em vários locais, mas nunca tinha visto o filme ou lido o livro. Sempre tive uma puta curiosidade.

Eis que no Natal ganhei essa edição super foda da minha namorada. 

10843747_1572094719686181_1670901076_n.j

Comecei a ler semana passada (estava terminando O Hobbit, pra dar tempo de assistir os três filmes antes que o terceiro saísse do cinema). 

Quem aqui usa o Skoob? (http://www.skoob.com.br/) Tenho alguns livros marcados na lista do "quero ler", mas continuo aberto (ui!) a sugestões.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que já podemos começar a indicar livros para leitura, pessoal. Vou pensar em alguns e indico depois.

Poderia me dizer quais livros do Julio Cabrera constam no Skoob? Quanto é a assinatura?

Skoob é uma rede social focada em livros. É gratuito. 

Desde adolescente via trechos de "2001: Uma odisséia no espaço" em vários locais, mas nunca tinha visto o filme ou lido o livro. Sempre tive uma puta curiosidade.

Eis que no Natal ganhei essa edição super foda da minha namorada. 

10843747_1572094719686181_1670901076_n.j

Comecei a ler semana passada (estava terminando O Hobbit, pra dar tempo de assistir os três filmes antes que o terceiro saísse do cinema). 

Quem aqui usa o Skoob? (http://www.skoob.com.br/) Tenho alguns livros marcados na lista do "quero ler", mas continuo aberto (ui!) a sugestões.

Ae Ácido! Muito bom te ter no grupo de livros mesmo!

Eu tenho conta no Skoob, mas entro lá beeeeeeem esporadicamente. Mesmo assim é essa: http://www.skoob.com.br/usuario/880540

Compartilhar este post

Link para o post
  • sim, somos amigos no Skoob, Brek..

Concordo com a votação, e minha sugestao é começarmos pela categoria de classicos, e sempre com sugestoes para 2 a 3 meses (2 ou 3 sugestoes por vez). digo isso porque fatalmente alguem ja tera lido, e podera adiantar a leitura do outro mes.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei da ideia da categoria clássicos para começo. Afinal, um clássico é um clássico. Achei esta lista no site da Folha de SP com 50 clássicos da literatura mundial:

http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2010/01/686101-conheca-os-50-maiores-classicos-da-literatura-mundial.shtml

Eu não veria problema em ler qualquer um da lista. Indicaria O Grande Gatsby.

Qual a indicação de vocês?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...