Conheça o significados de algumas termos ou gírias comuns ao público que gosta de games, mas que podem ser confusas para pessoas que não participam do incrível universo gamer.

Novos termos serão adicionados constantemente até termos um “dicionário gamer” completo.

AAA
AAA ou triplo A é utilizado para identificar jogos desenvolvidos por grandes equipes e com grandes orçamentos.

AFK
É a sigla para a frase “Away From Keyboard”, que significa “longe do teclado”. Geralmente é usado por gamers para indicar uma pessoa que está online no jogo ou chat da plataforma, mas não está disponível no jogo ou conversa no momento por que não está respondendo. Normalmente por que precisou se ausentar e não teve tempo de avisar.

BRB
Sigla para “Be Righ Back”, que significa “estarei de volta logo”. É utilizado por alguém precisa fazer uma pausa do jogo, mas volta logo. Seja para ir no banheiro, pegar algo ou outra necessidade.

BUFF
O termo é utilizado para indicar melhorias em um personagem de jogo ou ainda melhorias necessárias em jogos. Quando alguém pede uma melhoria também é comum utilizar a palavra “buffar”. Geralmente é usado dentro de jogos para pedir efeitos amigáveis que um jogador pode adicionar a outro, mas também é utilizado bastante com os desenvolvedores para indicar que algum personagem de algum jogo precisa de melhorias para ficar balanceado com os demais personagens.

CAMPER
Também conhecido como campista, essa é uma palavra que indica aqueles jogadores que buscam um local ideal dentro do jogo e lá esperam pacientes para surpreender adversários. É um termo bastante comum em jogos de tiro para falar de alguém que fica parada em um lugar no mapa apenas esperando alguém passar por perto para atacar.

DLC
É a sigla que faz referência a “downloadable content”, que traduzido para o português seria “conteúdo baixável”. Geralmente são conteúdos adicionais para baixar para o seu jogo e podem ser gratuitos ou pagos. Alguns exemplos seriam baixar novos mapas, aparências, personagens, entre outros para algum jogo.

EASTER EGGS
A tradução literal seria “ovos de páscoa”, mas é utilizado pelos gamers para indicar coisas dentro de um jogo que fazem referência a algo do universo daquele jogo ou até mesmo de outros jogos.Podem estar escondidos no cenário ou relativamente fáceis de achar. Esse termo também é utilizado para esse tipo de referência em filmes, séries, entre outros.

eSPORTS
É o termo para designar “esportes eletrônicos”. Hoje em dia videogames também são um esporte com diversos torneios com grandes prêmios em dinheiro ou afins. Esses torneios profissionais são conhecidos como eSports.

F2P
Abreviação de “Free to Play”, que significa “livre para jogar”. O termo é utilizado para identificar jogos gratuitos oferecidos nas lojas digitais de games.

INDIES
Abreviação em inglês que significa “independente”. O termo é utilizado para identificar jogos que são produzidos de forma independente por pequenos desenvolvedores, ou seja, são jogos que não são feitos por grandes empresas, mas sim por equipes pequenas e com pouco dinheiro.

LAG
Termo que significa “atraso”. Geralmente quando ocorre uma atraso na conexão de internet e isso afeta o jogo, que pode parar por alguns segundos ou não responder às ações do jogador. Esse pequeno atraso que pode atrapalhar muito o jogo de alguém é conhecido com lag.

NERF
Termo utilizado para indicar o enfraquecimento de algo ou de algum personagem no jogo. É comum desenvolvedores precisarem diminuir o poder de uma arma ou de um personagem para balancear o jogo. Quando isso acontece pode ser dito houve um nerf ou que aquele item/personagem foi nerfado.

NOOB
O termo noob indica um jogador novato, alguém que ainda não joga muito bem por que começou a jogar algum jogo há pouco tempo. Em alguns casos é usado de forma pejorativa para falar mal das habilidade de algum jogador independente do tempo de jogo que ele jogou.

QTE
Sigla para “Quick Time Event”, ou seja, um evento rápido que ocorre em alguns jogos em que você precisa apertar rapidamente e corretamente os botões exigidos na tela do jogo. Pode ser tanto apenas um botão como uma sequência de botões.

RAGE QUIT
A tradução para português seria “Saída por Raiva”. É quando alguém que está perdendo uma partida, ou percebe que não tem mais como ganhar, e por raiva sai da partida ou do jogo antes do fim da partida. Pessoas que fazem isso são consideradas Rage Quitters. Alguns jogos punem quem adota esse tipo de comportamento, pois o correto é aguardar o fim da partida para sair.