Estrelado por Mille Bobby Brown, Sam Claflin, Henry Cavill e Helena Bonham Carter, o filme Enola Holmes estreou na Netflix trazendo o universo literário da personagem paras as telas. Conheça aqui algumas curiosidades sobre o filme produzido pela Legendary Pictures e PCMA Productions.

#1
O filme é baseado no livro Os Mistérios de Elona Holmes: O Caso do Marquês Desaparecido da autora Nancy Springer.

#2
Os Mistérios de Elona Holmes é uma série literária de sucesso que já conta com seis livros publicados.

#3
O filme Elona Holmes estreou na Netflix em 23 de setembro de 2020 e conta com 123 minutos de duração.

#4
Elona Holmes estava previsto para estrear nos cinemas pela Warner Bros. Pictures em 2020, mas devido à pandemia de COVID-19 essa ideia foi abandonada. O direitos de distribuição acabaram sendo comprados pela Netflix em abril de 2020.

#5
Nas histórias originais de Sherlock Holmes, do autor Arthur Conan Doyle, não havia nenhuma referência a alguma irmã de Sherlock. O mesmo ocorreu com Mycrosft Holmes, irmão mais velho de Sherlock, que também não tinha qualquer referência nos livros antes de sua primeira aparição.

#6
O ator Sam Claflin que interpreta Mycroft, irmão mais velho de Sherlock, é três anos mais novo do que o ator Henry Cavill, que interpreta Sherlock Holmes.

#7
Enola Holmes e sua mãe aparecem no filme praticando apicultura. Em histórias que relatam Sherlock Holmes aposentado, também é mostrado que o personagem pratica apicultura.

#8
É a segunda participação da atriz Frances de la Tour em um filme não-canônico inspirado em Sherlock Holmes. O primeiro foi em Sr. Holmes (2015).

#9
A atriz Mille Bobby Brown é a estrela do filme interpretando a personagem Enola Holmes, mas além disso ela também trabalhou no filme como produtora.

#10
O diretor Harry Bradbeer e a atriz e produtora Millie Bobby Brown confirmaram que tem interesse em fazer uma sequência do filme.

#11
A maior parte dos livros originais de Sherlock Holmes são de domínio público, ou seja, não possuem mais direitos autorais. Por esta razão, qualquer um pode criar obras baseadas em Sherlock Holmes. Porém, os últimos 10 livros originais de Sherlock Holmes ainda são protegidos por direitos autorais e ninguém poderia fazer uso do conteúdo dessas histórias até que elas se tornem também de domínio público.

#12
The Conan Doyle Estate, a organização que protege os direitos autorais do autor Arthur Conan Doyle (criador de Sherlock Holmes), está processando a Netflix e a autora Nancy Springer por violação dos direitos autorais das últimas obras do autor que ainda estão protegidas por direitos autorais. The Conan Doyle Estate diz que a parte emotiva e a defesa pelo direito das mulheres só aparece nas obras originais que ainda tem seus direitos autorais protegidos.

#13
Nas histórias canônicas de Sherlock Holmes o personagem realmente não tem nenhuma irmã, mas Elona Holmes não é a primeira irmã não-canônica do personagem. Na série Sherlock da BBC o personagem Sherlock Holmes tinha uma irmã chamada Eurus Holmes.

#14
Enola escrito de trás para frente é “Alone”, um palavra em inglês que em português significa “sozinho(a)”.

#15
Não há nenhuma menção ao Dr. Watson no filme apesar dele se passar no ano de 1884 e Sherlock ter conhecido o Dr. Watson em 1881 nas obras originais (canônicas).