A Floresta Amazônica é umas das maiores e mais importantes florestas do nosso planeta.

Apesar da sua importância ainda há muita informação errada sendo divulgada sobre esta floresta e resolvemos listar algumas curiosidades com informações interessantes e verdadeiras sobre esta grande floresta.

#1
A Floresta Amazônica também é conhecida como Selva Amazônica, Floresta Equatorial da Amazônia, Floresta Pluvial, Hileia Amazônica ou simplesmente Amazônia.

#2
A Amazônia não é o “pulmão do mundo”. Isso é um mito difundido por pessoas desinformadas. A maior parte do oxigênio produzido pela Amazônia é utilizado pela própria região. O pulmão do mundo na verdade são as algas marinhas que produzem cerca de 55% do oxigênio do planeta.

#3
A Amazônia é uma floresta tropical latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul. A Bacia Amazônica possui cerca de 7 milhões de metros quadrados, enquanto a Floresta Amazônica possui cerca de 5,5 milhões de metros quadrados.

#4
Alguns até hoje confundem a Amazônia, que é uma floresta, com Amazonas, um Estado brasileiro.

#5
A Amazônia é uma floresta que cobre parte de 9 países diferentes. Ela é realmente enorme. Os países que possuem alguma área coberta pela Floresta Amazônica são: Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Surinami e Venezuela.

#6
60% da Amazônia está no Brasil, 13% no Peru e 27% restantes estão divididos em pequenas partes na Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Surinami e Venezuela.

#7
Amazônia Legal é o nome dado ao conjunto de 9 Estados brasileiros que pertencem à Bacia Amazônica e possuem vegetação da Floresta Amazônica em parte de seu território.

#8
Os nove Estados que compõem à Amazônia Legal são Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. Ao todo a Amazônia Legal corresponde à 61% do território brasileiro.

#9
A Amazônia possui a maior biodiversidade do planeta, ou seja, a maior quantidade de espécies diferentes de plantas e animais.

#10
Já foram classificadas cientificamente na Amazônia 40 mil espécies de plantas, 3 mil espécies de peixes, 1294 espécies de aves, 427 espécies de mamíferos, 428 espécies de anfíbios e 378 espécies de répteis.

#11
Estima-se que haja cerca de 2,5 milhões de espécies de insetos na Amazônia.

#12
Em 1970 a área de florestas na Amazônia era de cerca de 4,1 milhões de km². Até o fim de 2018 a área de florestas na Amazônia é de cerca de 3,3 milhões de km². A diminuição das florestas na Amazônia ocorre devido a queimadas e desmatamento.

#13
Todos os anos acontecem queimadas na Amazônia. Ocorrem principalmente no período mais seco entre julho e agosto.

#14
A maior parte da área desmatada da Amazônia é utilizada para o agronegócio e extrativismo. O país que mais desmata a Amazônia é a Bolívia.

#15
A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo, mas não é a maior floresta. A Taiga Siberiana é a maior floresta do mundo, ela é uma floresta de coníferas (árvores em forma de cones).