O estresse é uma reação natural do corpo a situações de perigo ou de ameaça. É um sistema importante e necessário, mas que hoje em dia com o nosso estilo de vida pode tornar-se crônico e ameaçar nossa saúde mesmo quando não há um perigo real e iminente.

É realmente algo curioso, que é necessário, mas quando foge do controle gera muitos problemas. Conheça aqui algumas curiosidades intrigantes sobre o estresse.

#1
O estresse é conhecido como “o assassino silencioso”. O estresse pode causar doenças cardíacas, pressão alta e depressão que silenciosamente podem levar alguém a morte.

#2
A palavra estresse deriva da palavra inglesa “stress” que por sua vez deriva da palavra “stringere” do latim. “Stringere” significa “apertar” ou “tensionar”. O termo estresse passou então a ser uma referência à pressão física e mental.

#3
A hipertensão, abuso de álcool, agressividade e abuso de drogas causadas por estresse são mais comuns em homens do que em mulheres.

#4
O estresse pode causar dores de cabeça. Geralmente como resultado do corpo redirecionando abruptamente o fluxo sanguíneo para outras partes do corpo.

#5
O estresse crônico aumenta a produção de citocinas que causam inflamação. A exposição constante à inflamação pode danificar até mesmo artérias e órgãos.

#6
O cortisol, epinefrina e adrenalina são considerados hormônios do estresse, pois sua produção gera estresse ao corpo. São saudáveis e até necessários em alguns níveis e alguns momentos do cotidiano, mas quando em excesso causam mais mal do que bem ao nosso corpo.

#7
Rir ou comer chocolate amargo reduz a quantidade de hormônios do estresse e também fortalecem o sistema imunológico.

#8
O estresse piora problemas com acne (espinhas) devido ao favorecimento de inflamações.

#9
O estresse pós-traumático pode mudar fisicamente o cérebro, em especial nas crianças. O estresse reduz o hipocampo, uma parte do cérebro que armazena e recupera memórias.

#10
Estresse causar cabelo branco era considerado um mito, mas pesquisas recentes indicam que realmente há uma relação entre cabelos brancos precoces e estresse. O estresse também causa queda de cabelos.